7 perguntas em uma entrevista de emprego e como respondê-las

Qual a resposta para as perguntas em uma entrevista de emprego? E se eles são difíceis? Uma das maiores preocupações dos candidatos é como responder a uma entrevista de emprego, pois isso depende em grande parte das possibilidades de conseguir um emprego.

Seguro desemprego – MTE agendamento

Na verdade, quatro em cada cinco candidatos não completam com sucesso a entrevista de emprego. Em seguida, coletamos as perguntas mais frequentes e difíceis de responder pelo candidato, bem como o processo usual e o que é valorizado em cada uma das partes.

Aqui você tem todas as chaves e truques para deixar feliz por uma entrevista de emprego.

Perguntas em uma entrevista de emprego

Os dois aspectos fundamentais do processo de seleção são a revisão do currículo e a análise de competências. Primeiro é levado em conta é o curriculum vitae.

A partir daí, extraem-se os dados fundamentais da formação e conhecimento das línguas e coloca-se uma ênfase especial na experiência profissional.

O coach vai querer saber em detalhes as funções que o candidato desenvolveu em cada uma das posições e pode perguntar sobre as razões para mudanças, datas, objetivos alcançados, etc. Nesta revisão curricular é possível fazer um teste de inglês para verificar o conhecimento desta língua.

Depois de um estudo do perfil profissional, as habilidades são analisados: o candidato que expor conquistas e fracassos no local de trabalho, para conhecer o seu poder de negociação com exemplos concretos de cada solicitação.

Em seguida, você será solicitado a descrever os problemas que encontrou ao realizar seu trabalho e quais foram suas maiores conquistas para avaliar seu nível de planejamento.

Outra qualidade altamente valorizada pelas empresas é a liderança. A este respeito, na entrevista do candidato você pode ser questionado sobre as habilidades de gerenciamento de sua equipe, seu estilo de gerenciamento ou seu relacionamento com outros colegas. Esta competência é mais valorizada à medida que aumenta o nível do perfil ao qual se está optando, mas também em posições com possibilidade de desenvolvimento profissional na empresa.

A avaliação das competências e habilidades do candidato geralmente termina com uma análise de sua flexibilidade, seja assumindo novas tarefas, adaptando-se a diferentes tarefas, superando obstáculos ou atualizando-se profissionalmente.

As perguntas mais difíceis de uma entrevista

Ao longo da entrevista, os candidatos terão que cuidar de todos os detalhes das respostas, especialmente daqueles que estão mais envolvidos. Estes são os mais difíceis e você terá que se preparar conscientemente:

1. O que você sabe sobre a nossa empresa?

Esta é a pergunta típica que poderia abrir qualquer entrevista de emprego e também é a melhor oportunidade para mostrar interesse na empresa e na posição, mencionando o que o profissional indagou através da Internet, imprensa, conhecidos.

2. O que você pode contribuir para a nossa empresa?

Aqui o candidato deve mencionar as habilidades específicas que ele pode trazer para a posição com base em sua experiência e treinamento. Uma resposta diplomática será aquela que destaca a capacidade de adaptação, motivação e desejo de melhorar.

3. Por que você quer deixar sua posição atual?

Você tem que ser breve e discreto na resposta, sem criticar negativamente a empresa atual. O desejo de melhorar e evoluir profissionalmente deve centrar a resposta.

4. Qual é a sua melhor qualidade?

Antes desta questão, devem ser destacados os pontos fortes, concentrando-se nas qualidades que podem contribuir para a posição específica para a qual você está optando. Em geral, as qualidades mais valorizadas são a capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade, motivação e comprometimento.

5. Qual é o seu maior defeito?

Antes desta questão, o candidato deve “brincar” com a resposta: não se trata de não dar nenhum defeito, mas de descrever um defeito que, ao mesmo tempo, pode ser uma qualidade positiva. Entre as respostas corretas estão “ser muito perfeccionista” ou “envolver-se demais no trabalho”.

6. Qual é o momento mais difícil que você enfrentou em sua posição atual?

Aqui, o treinador tentará conhecer a capacidade de resolução do candidato, bem como seu gerenciamento de estresse. Nada melhor que demonstrar em situações concretas os desafios que o profissional teve que enfrentar.

7. O que você faria se discordasse de seu chefe?

Nesta questão tentamos conhecer o grau de conflitividade do candidato, então a melhor opção é mencionar a capacidade de tirar as diferenças, mas manter a distância. Trata-se de tentar reconhecer a capacidade de diplomacia e tato, em um momento de conflito.

Antes de uma entrevista de seleção, é aconselhável preparar as respostas com antecedência, pois isso ajudará você a ter mais certeza de si mesmo e a se acalmar no processo de seleção. Demonstrar interesse na posição e na empresa e argumentar que cada resposta também são outros pontos a serem considerados.

Além disso, o candidato deve demonstrar seu desejo de trabalhar e sua motivação antes do emprego, pois isso fará com que ele “ganhe pontos” antes do recrutador. Durante toda a entrevista, o candidato deve esperar para ser perguntado, ouvir atentamente e tentar estabelecer empatia com o treinador.