Como conectar sua Smart TV à Internet

Nós explicamos passo a passo como conectar uma Smart TV à Internet, com WiFi ou cabo. As indicações específicas para Samsung, LG e Panasonic, embora o procedimento é semelhante com outras marcas.

Pesquisas dizem que apenas um terço das Smart TVs estão conectadas à Internet. É uma pena, porque uma TV inteligente adequadamente configurada permite que você assista programas já transmitidos, vídeos do YouTube, verifique seu Facebook e muito mais. Então, explicamos como conectar a Smart TV à Internet e torná-la realmente inteligente. Obviamente, você precisará de uma conexão de internet em casa.

Artigo relacionado:

Conexão via Wi-Fi ou cabo?

Em geral, para conectar qualquer Smart TV à Internet, primeiro você precisa decidir como vai fazer isso. Existem duas opções: sem fio através de Wi-Fi ou conectando a TV ao roteador diretamente com um cabo.

Você precisará de um cabo de rede ou de um adaptador WiFi (se sua Smart TV não tiver integrado)

Se a TV estiver muito próxima do roteador, é melhor conectá-lo a cabo. Desde então, a conexão à internet é mais estável e mais fácil de configurar. No entanto, às vezes, a TV está longe do roteador e o alongamento de um cabo em toda a casa pode ser um incômodo. Por isso, também pode funcionar bem ligando-o através de WiFi, se chega sinal suficiente (então vamos verificar).

Se você decidir conectar a Smart TV com um cabo, obviamente você precisa ter um antes. É um cabo de rede Ethernet ou LAN . Por menos de 10 euros (dependendo do seu comprimento) você deve encontrá-lo em uma loja de informática ou uma loja de departamento. Quando o tiver, você deve conectar uma extremidade do cabo ao conector apropriado na TV (às vezes chamado de LAN) e a outra extremidade diretamente ao roteador.

Se você conectar sua Smart TV via Wi-Fi, verifique se a TV tem a funcionalidade. Verifique os recursos técnicos (no livro de instruções, por exemplo) para ver se sua TV possui um adaptador WiFi embutido . Se você não tiver, às vezes pode ser adquirido separadamente e conectado através de uma entrada USB na TV. Caso você tenha que comprar um, ele não pode ser um adaptador WiFi, mas deve ser compatível com o seu modelo de Smart TV.

Se você não souber os dados de sua rede WiFi , provavelmente encontrará o nome e a senha em um adesivo abaixo do roteador (o nome do WiFi geralmente é indicado como SSID).

Recomenda-se que a velocidade da sua conexão seja superior a 6 Mb. A partir do seu computador, você pode fazer um teste de velocidade para verificá-lo.

Samsung Smart TV

Depois de ter a conexão pronta, você terá que configurá-lo na televisão. Na Samsung Smart TV, você deve pressionar o botão Início (ou Menu ) no controle remoto. Usando as setas, selecione a opção Redena tela e depois Configuração de Rede.

Neste menu você terá que escolher se a conexão é via cabo LAN ou wireless via WiFi. Escolha o apropriado como explicado antes. Há também a possibilidade de fazer a conexão via Wi-Fi com WPS (agora vamos dizer o que é).

Se você selecionar a conexão via cabo LAN , você deve ser automaticamente informado de que está conectado corretamente.

No caso de WiFi ou Wireless , você deve selecionar sua rede (acima, nós lhe dizemos onde procurar se você não sabe) e insira a senha. Se você quiser evitar a inserção de senhas, alternativamente, você pode usar o seguinte método.

A terceira opção é para o WPS . Se você selecionar este método, não precisará digitar a senha do seu WiFi, mas – quando indicado na televisão – você deve ir até o seu roteador e pressionar um botão chamado WPS. Se o seu roteador não tiver um botão WPS , você terá que se conectar usando o método WiFi anterior.

Para finalizar, quando estiver conectado à internet, você só precisa criar uma conta Samsung para poder usar todos os serviços. Para fazer isso, pressione o botão Início no controle remoto, insira a opção Funções inteligentes e, em seguida, a conta Samsung . Preencha os campos com seu email e senha. E você já tem sua TV conectada pronta para assistir a programas sob demanda e tudo o que você quiser!