Como ler mais rápido

Resultado de imagem para ler

Como ler mais rápido

Qual é a técnica mais fácil de aplicar para melhorar de forma quase automática?
Como você já sabe, as duas ferramentas mais úteis que temos na hora de ler e praticar a leitura ágil são os nossos olhos e as nossas mãos (os quais também podem estar segurando um guia).
Mas já temos insistido muitas vezes a importância das fixações e o uso da guia , eu acho que eu não tenho parado o suficiente para explicar por que usar as mãos é tão útil e necessário, e no fundo tem a ver com o primeiro órgão: nossos olhos.

Qual é o seu nível de leitura?
Você é um leitor lento, médio, rápido? Faça já o nosso teste de leitura e compreensão para saber.

Movimento Sacádico
Os movimentos este artigo sobre são movimentos rápidos que realiza o olho humano para captar uma cena em sua totalidade.
Enquanto que a maior parte da retina é revestida por células fotossensíveis especialmente boas em detecção de movimento, apenas a parte central da retina, a fóvea, tem uma alta concentração de cones. Estes são os que percebem a cor e, portanto, a visão em alta resolução.

Imagem relacionada

Por esta razão, os olhos se movem construindo um mapa visual o que você tem na frente, com movimentos tão ínfimos que quase você é incapaz de perceber.
Faça este exercício simples: pegue um lápis boli e toma-o pela frente. Agora traça um percurso lento da direita para a esquerda, segurando o objeto, um, dois segundos em diferentes pontos.
Se o fizer devagar, você vai notar como seus olhos se ‘encaixam’ em cada parada. Faça este exercício algumas vezes para tentar perceber este pequeno ajuste.
Lá tem o que você conhece como fixação.

Movimento de Rastreamento
Agora repita o mesmo movimento, mas sem fazer paradas. Movendo-se lentamente o lápis e caneta à sua frente, da direita para a esquerda em uma linha suave e contínua.
Se você se dá conta,desta vez, teus olhos têm mantido uma fixação suave e prolongada, sem perder de vista em objeto, em nenhum momento, e sem fazer múltiplas conexões para captar a imagem.
Este é o movimento de rastreamento.

O que é melhor para a leitura?
Pense que, enquanto que com o movimento de acompanhamento mantiver uma única fixação, que se estende ao longo do texto, com os movimentos este artigo sobre seus olhos estão ajustando-se a todo o momento. Este último é o que costuma acontecer quando se lê.

Não é muito difícil adivinhar que um movimento contínuo diminui os esforços que fazemos ao ler, não só evitando a fadiga, mas impulsionando a sua velocidade de leitura. Mas há que ter em conta que uma pessoa com boa técnica, cujo campo de visão está muito bem treinado, pode cobrir mais ‘espaço’ com apenas duas fixações por linha.
No entanto, o olho humano vê-se naturalmente atraído pelo movimento, pelo que mantendo a atenção sobre a ponta do dedo ( guia, com que te sintas mais confortável), apenas abaixo da linha de leitura, você será capaz de seguir o texto de forma mais efetiva.

Imagem relacionada

Não quer dizer que a técnica de várias fixações seja má, em absoluto. Mas requer um nível de prática muito maior do que para alguém que está aprendendo e quer resultados imediatos, não é viável.
Lembre-se, o mais importante, ao praticar os movimentos de seguimento é continuar uma trajetória suave e sem paragens, e manter a atenção logo acima do dedo guia, deixando que o movimento guie seus olhos no texto.
Este simples exercício fará com que, em questão de segundos você pode aumentar a velocidade, mas eu lembro que você também tem que trabalhar a par da compreensão. Não serve de nada ler muito rápido, se no final da linha se esqueceu do que acabou de ler!

Quer provar a diferença?
Começa por pegar um livro. Cronometra um minuto e leia sem o uso de guia alguma seguindo o seu ritmo natural.
Quando terminar o minuto, conta as linhas e faça uma estimativa das palavras. Alguns sites podem te ajudar através de alguns testes, como no Tcc sem drama.
Depois cronometra outro minuto, desta vez usando o guia (ou seja, seu dedo um objeto que lhe permita continuar a leitura de forma confortável). Tente manter um ritmo constante e fluido, sem interrupções, pausas bruscas.
Ao terminar, faça a contagem de palavras. Que tempo você fez?