Móveis em acrílico tornam decoração em ambientes mais modernos

A última edição do Salão do Acrílico, realizada no mês de agosto, em São Paulo, trouxe à tona as novidades de uma indústria que não para de inovar, a dos fabricantes de móveis e objetos de decoração em acrílico. Bom para o consumidor brasileiro, que tem a oportunidade de levar móveis mais modernos, bonitos e sofisticados para casa ou para o escritório.

Bom também para o arquiteto e o designer que trabalha no desenvolvimento de novos produtos e que ganham um material infinitamente mais versátil para trabalhar: “O acrílico é um dos poucos materiais com tanta versatilidade em cores e textura e que nos permite dar ao cliente a inovação que ele espera”, afirma Rogério Fernandes, diretor comercial da Adornus. Empresa já conceituada no segmento de comunicação visual, também trabalha com projetos da linha moveleira. A poltrona em acrílico cristal é um bom exemplo da capacidade dessa indústria em encontrar soluções criativas para a construção desses produtos. Nesse caso, as peças que o compõe são encaixadas umas nas outras, assim como em um quebra-cabeça em 3D.

O encaixe preciso das peças, sem necessidade de cola ou de parafusos, também é bastante explorado pela PP Caponi. A empresa mineira se destaca no cenário moveleiro pela apresentação de produtos inovadores e descolados, como a mesa retrátil e as cadeiras desmontáveis do tipo jardim. “Procuramos desenvolver produtos que inspirem os nossos clientes. E isso pode significar, inclusive, o desenvolvimento de peças exclusivas”, explica Pedro Caponi, diretor da empresa.

A montagem é apenas uma das muitas técnicas exploradas pelas empresas transformadoras do acrílico para a decoração. Os processos de  corte, dobra e colagem, além da mistura desse plástico nobre com outros materiais, também são muito comuns. O conjunto vintage de cadeira e mesinha de canto da Acrilplast mistura todos essas técnicas.

Além de lançar no mercado produtos com marca própria, muitas dessas empresas ajudam seus clientes a encontrar a melhor solução para  desenvolver novas linhas. É o caso da Socitec, que coloca em prática as idéias de muitos designers e arquitetos, entre eles, dos sócios da marca NadaseLeva, que produz peças cheias de estilo e sofisticação.

Móveis corporativos

decoracao em acrilico

Com o uso do acrílico, os escritórios também puderam sair da mesmice. Cadeiras, mesas e poltronas, além de uma diversidade de itens feitos com plástico, promovem mais leveza, além de uma identidade moderna e dinâmica aos ambientes corporativos.

Segundo Renato Almeida, designer do Grupo Fierce, essa busca por identidade e valorização dos espaços também acontece nas lojas, que graças ao acrílico, estão cada vez mais sofisticadas. Trabalham ainda com o desenvolvimento de móveis e outros objetos para decoração de lojas e ambientes empresas, como Profissionais da Imagem, Acril Laser, Artcril e Ferrara Brasil.

Vantagens

Uma das grandes qualidades do acrílico é sua versatilidade. Veja outros benefícios que o material oferece à indústria moveleira:
–  50% mais leve do que o vidro;
– mais seguro, já que é mais resistente e não tem tendência a fragmentação. É ideal para móveis de quartos infantis ou para ambientes muito movimentados;
– resistente a intempéries e aos raios ultravioleta, podendo ser aplicado em peças de áreas externas;
– ótima durabilidade. Não necessita de manutenção constante, e a transparência, cerca de 92%, se mantém ao longo de pelo menos dez anos;
– possibilita a remoção de riscos e aranhões das superfícies, muitas vezes, apenas com polimento caseiro.