Opções binárias

Imagem relacionada

Opções binárias

É provável que já tenha ouvido falar delas, se você está familiarizado com o mundo das finanças. Além de qual seja a sua situação, se você entrou para este artigo é para saber o que são e para aprofundar seus conhecimentos. Vamos começar…
Como sabe, o desenvolvimento dos mercados de capitais tem se tornado um ritmo vertiginoso na última década, permitindo que nós, como investidores possamos ter acesso a uma quantidade de instrumentos de investimento muito ampla e variada.

Dentro desta mesma seção você pode encontrar outros artigos em que me refiro aos títulos ações. No entanto, desta vez, vou falar de uma ferramenta que ganha adeptos em todo o mundo, mas que deve ser usado com muito reparo: as opções binárias.

Imagem relacionada

Para saber como funciona opções binarias, trata-se de um produto de investimento cuja origem deriva do preço de um ativo subjacente. Um dos exemplos mais representativos são os contratos de futuros sobre os diversos ativos que são negociados na Bolsa de valores, como podem ser futuros de commodities, moedas e índices. Também se considera derivados das opções financeiras, sejam estas opções tradicionais, as opções binárias.
Dentro do terreno de investimento, uma opção binária é aquela cuja rentabilidade é, uma certa quantidade fixa de alguns ativos, nada em absoluto. Além disso, você tem que saber que os dois tipos principais de opções são dinheiro-nada de ativos-nada.

A opção binária em dinheiro-nada paga uma determinada quantia de dinheiro em dinheiro se o vencimento da opção, o valor negociado acima do pago, in-the-money”, não recebendo nada em caso contrário (out-the-money”).

Por que binárias?
As opções desta natureza são conhecidas por esse nome, já que só podem oferecer dois resultados possíveis, sem intermediários.
Como dissemos antes, a determinação do resultado é equivalente ao mecanismo utilizado nas opções tradicionais. Se a opção estiver in the money” para o vencimento, então o investidor ganha todo o dinheiro que o grupo de ativos que está em jogo. No entanto, se a opção estiver out of the money”, o investidor perde a totalidade do dinheiro investido.
Uma das principais diferenças com as opções financeiras convencionais é que as opções binárias apresentam períodos de vencimento extremamente pequenos: podem ser segundos, minutos, horas e até um dia. Em contraste, as opções tradicionais expiram ao fim de cada mês, em Wall Street e se podem exercer, em qualquer momento, algo que não é permitido com as opções binárias.

Quando se analisa um produto derivado, em geral, o risco associado aos mesmos é elevada, pelo que os investidores cujo perfil é mais conservador deve evitá-los. No caso de opções binárias este risco é amplificado, já que ao ter dois resultados possíveis, com 50% de probabilidade de ocorrência, o investidor pode até duplicar o seu investimento em um breve lapso de tempo de perder tudo.

Imagem relacionada

Ao contrário de outros instrumentos financeiros, onde um fala de rentabilidade esperada com certa probabilidade de ocorrência, no caso de opções binárias os dois resultados possíveis estão pré-determinados antes de investir. Isto é, o investidor aposta que o activo subjacente está a um preço maior menor do que a paga no momento de investir e a taxa de retorno do investimento, tanto se passou como se não, não é padrão.

Os contratos de opções binárias têm estado disponíveis Over-The-Counter (OTC), ou seja, vendidos diretamente pelo emitente ao comprador. Estes eram considerados instrumentos exóticos” e não havia um mercado líquido para o comércio desses instrumentos, entre a sua emissão e expiração. A partir de 2008, vários sites começaram a oferecer plataformas de negociação eletrônica de opções binárias. Estima-se atualmente que existem globalmente mais de 90 deste tipo de plataformas, oferecendo opções binárias em mais de 125 ativos subjacentes.

Um exemplo concreto
Suponha que a onça de ouro está em us $ 1.200 e um investidor investe us $ 1.000 em uma opção binária do commodity, apostando em alta. O contrato tem um prazo de 30 minutos. Se o investidor ganha, terá um rendimento de 70%. Se você perder, você deixará todo o valor investido. Passado os 30 minutos, a opção expira. Se o ouro negociado acima de us $ 1.200, o investidor ganha 1.700 dólares. Se o ouro está abaixo desse nível, então você vai perder tudo.